A cantora norte-americana está nos holofotes. Esse ano, Taylor Swift iniciou a sua turnê “The Eras Tour”, na qual a loira traz os sucessos de todos os seus álbuns. Mas, o que isso tem a ver com Marketing? Tudo!!!
Os caminhos tomados por sua carreira são acompanhados de perto por seus fãs e pela mídia. A força de sua imagem não é repentina: ela vem sendo construída cuidadosamente durante toda sua carreira. A própria cantora possui mais controle sobre a percepção de sua imagem do que muitos imaginam.
Toda sua estratégia de marketing e branding é pensada por Taylor e seus empresários. Seus passos foram dados sempre entendendo seu público e como eles reagiriam a cada mudança.
Taylor Swift anunciou que sua turnê "The Eras Tour" vai para os cinemas. A estrela pop lança um filme que registra sua turnê no dia 13 de outubro. Quer saber como a trajetória da cantora pode ajudá-lo a gerenciar a imagem de sua marca? Aprenda neste texto com uma artista que construiu sua carreira baseada em sua reputação!
Taylor vem dando lições de marketing
1- Faça com que todos falem sobre você
Sua empresa só conseguirá visibilidade se você se arriscar e mostrá-la para o mercado. Uma marca precisa de exposição para se firmar no imaginário de seu público.
2- Entenda e aproveite sua imagem
Conhecida por seus términos de relacionamentos, muito explorados pela mídia, Taylor é vista por muitos como oportunista. Para eles, a cantora utiliza desses casos para vender seus discos, nos quais expõe um pouco de como foram esses relacionamentos. Aliado com as várias brigas públicas que se envolveu durante os últimos, sua imagem de jovem ingênua desapareceu.
No lugar, surgiu a impressão de uma pessoa dramática e que se vitimiza sempre que possível. A resposta de Taylor para isso? Sua música ‘Look What You Made Me Do.’
Seu clipe, cheio de referências incríveis a acontecimentos de sua carreira, começa a dar outro sentido a imagem da artista.
O modo como sua imagem é recebida por seu público deve guiar toda sua estratégia. Por isso, é essencial entendê-la.
Se a percepção do público está distante do que você acredita ser ideal para sua marca, invista em maneiras de mudá-la. Em um cenário oposto, incentive estratégias que perpetuem sua reputação.
3 - Não tenha medo de mudanças
Taylor não é avessa às mudanças. Muito pelo contrário, toda sua carreira foi pautada nisso. Enquanto sua trajetória iniciou no country, em apenas alguns anos ela já estava dominando o cenário da música pop.
Mudanças são o que farão sua empresa continuar relevante para seu público.
O mundo e as pessoas estão mudando a cada dia e você precisa acompanhar tudo isso. Afinal, você não quer que sua marca fique para trás, ou pior, seja esquecida por seus clientes, não é mesmo?
4 - Faça parcerias estratégicas
O co-branding, ou seja, associação entre duas marcas, é extremamente benéfico para ambas.
Taylor sabe muito bem disso.
Na postagem de anúncio da turnê, a cantora deu uma prévia das estrelas que se apresentaram na Taylor Swift Eras Tour, como Gracie Abrams, Beabadoobee, Phoebe Bridgers, Sabrina Carpenter, Gayle, Girl in Red, Haim, Owenn e Paramore.
Embora o evento seja sobre as eras musicais de Taylor Swift, essas colaborações de estrelas são uma jogada brilhante, especialmente do ponto de vista de marketing. Eles a ajudam a alcançar um público mais amplo. Isto sublinha a sua excepcional capacidade de colaborar entre gêneros e gerações, mostrando o seu amplo apelo e influência na indústria musical.
Da mesma forma, as marcas podem amplificar a sua presença e elevar o envolvimento nas redes sociais por meio de parcerias estratégicas com marcas e colaborações com influenciadores. Assim como as estrelas convidadas de Taylor Swift trazem qualidades únicas para a turnê, o alinhamento com os parceiros certos pode infundir novas perspectivas na identidade de uma marca e ressoar profundamente em diversos segmentos do público.
Assim como a Taylor Swift Eras Tour se torna uma convergência equilibrada de influências musicais, as colaborações de marcas bem-sucedidas manifestam-se como uma sinfonia de valores e visões partilhadas. Esta abordagem não só amplia o alcance de uma marca, mas também promove conexões genuínas com os consumidores.
Como já dissemos, parcerias de co-branding trazem ótimos frutos para ambas as marcas. E você pode investir nessa estratégia também! Procure empresas que compartilhem seus valores e entenda como vocês podem se ajudar mutuamente.
Tome cuidado para não aceitar qualquer proposta de parceria.
5 - Crie momentos e experiências
Taylor não vende apenas milhões de discos. Ela vende experiências para seus fãs.
Você deve se perguntar como é possível fazer isso para sua marca. Existem vários pontos sobre os quais você pode atuar.
Primeiramente, crie um atendimento personalizado para seu cliente, que garanta que suas expectativas sejam superadas. Outra opção é investir em Marketing de Conteúdo para encantar e educar seu consumidor.
São várias as possibilidades! E, com esse tipo de estratégia, a imagem que seu público terá de sua marca te colocará a frente de seus concorrentes. Pode contar com o time de especialistas da Repaginada para isso.
6 -Crie uma comunidade
O número de haters — pessoas que constantemente a criticam — que Swift possui é grande, mas nem se compara com sua legião de fãs, dispostos a defendê-la em qualquer situação.
Conhecendo-os extremamente bem, a cantora consegue gerenciar sua relação com eles de forma fantástica. E, sabemos que, não existe nada melhor que pessoas que se sentem conectados com sua marca. Eles vão, em qualquer oportunidade, enaltecer sua empresa.
Por isso, construa uma comunidade em torno do seu negócio! Você pode criar grupos no Facebook para seus clientes, entregar conteúdo relevante sempre e resolver suas dúvidas. Com esses simples passos, você poderá gerenciar uma comunidade repleta de defensores para sua marca.
7 -Traga seu público para perto
Imagine como sua empresa pode tornar seu público mais próximo.
Uma dica é mostrar mais de seus colaboradores e sua rotina, humanizando os processos da empresa. Outra ação é mostrar a importância de seus clientes! Para isso, você pode usar cases em redes sociais, por exemplo.
Um exemplo explorado pela Repaginada foi a interação impulsionada para um dos nossos clientes. Onde os frequentadores do Yuu Gastrobar fizeram parte da escolha do nome do mascote do restaurante. Muitas interações surgiram a partir desse conteúdo, e faz com que o cliente se sinta parte do processo, aproximando cliente e empresa.
O que podemos tirar de tudo isso
O marketing experiencial acaba sendo um divisor de águas, tanto para marcas pessoais quanto para empresas. Porque quando você se concentra na criação de experiências, você cultiva conexões mais fortes com seus clientes. Esta é a etapa mais valiosa do marketing. Então, inspirado na Taylor Swift Eras Tour, se você está planejando o próximo evento da sua marca para se conectar melhor com o seu público, comece a planejar seus gráficos promocionais para preparar o cenário para o evento.
Chama a Repaginada para te ajudar!
Com informações do Rock Content
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