Eventos: como ter sua marca lembrada criando experiências sensoriais
- Repaginada Comunicação Criativa
- 31 de mar.
- 2 min de leitura
No mundo dos eventos, simplesmente marcar presença não é suficiente. Para que sua marca seja lembrada e crie conexões com o público, ela deve proporcionar experiências sensoriais que envolvam e surpreendam. Afinal, as emoções geradas por um evento bem-planejado permanecem na memória por muito mais tempo do que qualquer brinde ou banner promocional.
Mas como transformar um evento comum em uma experiência marcante?
Vamos descobrir!
O poder da experiência sensorial para lembrança de marcas
Os sentidos são essenciais na forma como percebemos e nos lembramos das marcas. Ao estimular diferentes sentidos em um evento, você aumenta o impacto da sua comunicação e fortalece o vínculo emocional com os participantes.
Existem algumas formas de fazer isso no seu evento!
1. Visão

O visual é o primeiro ponto de contato com o público. A iluminação, decoração, cores e identidade precisam estar alinhados com a proposta da marca. Aposte em cenografias imersivas e projeções interativas, além de telas touch e hologramas, que criam surpresa e emoção.
2. Audição
A trilha sonora influencia no humor e na percepção da experiência. Por isso, escolha músicas que representam a personalidade da marca, use sonorização ambiente para criar atmosferas envolventes ou até playlists exclusivas nos aplicativos de música. O cuidado em trilhas e áudios nos vídeos de stands, telões e outros formatos de eventos também fazem todo sentido para memória de marca. Não é à toa que lembramos de músicas e jingles publicitários clássicos volta e meia.
3. Tato

Dar ao público a chance de tocar e interagir fisicamente com os produtos fortalece a conexão emocional. Use texturas diferenciadas em brindes e materiais promocionais, por exemplo. Se possível, aposte também na realidade aumentada.
4. Olfato
O olfato tem uma forte conexão com a memória. A dica é utilizar a identidade olfativa da marca no espaço, entregar “perfume convites” e materiais personalizados. Se for um evento gastronômico, destaque os aromas dos alimentos e bebidas.
5. Paladar
Sabores podem reforçar a lembrança de um evento e criar sensações únicas. Ofereça degustações personalizadas que tenham relação com a marca. Brindes comestíveis também são sempre uma ótima estratégia.
Invista no sensorial!

Festivais de música que utilizam projeções imersivas, eventos corporativos que apostam em ativações olfativas e experiências gastronômicas temáticas são exemplos de como os sentidos podem criar lembranças. Esses detalhes eternizam uma marca.
Quer levar seu evento para outro nível? Entre em contato com nossa equipe e descubra como transformar sua marca em uma experiência memorável!
Comments