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Estar presente no mundo digital é indispensável para a sua empresa



Por Bruna Santos


Se antes o rádio e o jornal impresso eram as principais fontes de entretenimento, informação e publicidade, hoje a internet é a protagonista dessas atividades - e isso já era assim antes mesmo da pandemia. No Brasil, conforme dados da pesquisa TIC Domicílios, publicada em 2019, 70% da população está conectada, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas, demonstrando que o grande público usufrui do meio e consome através dele.


Um estudo realizado pelo IBOPE Media mapeou as atividades digitais dos brasileiros e constatou que, entre esses milhões de usuários, 83% utilizam para navegar nas redes sociais. Já a GlobalWebIndex, em outra pesquisa, relatou que esses usuários permanecem online nesses meios durante 225 minutos diários. Assim, o uso das redes é a principal prática na internet e o país se torna o que mais está conectado nas mídias sociais na América Latina e o segundo no mundo.


Essa não é uma constatação difícil de se visualizar no dia a dia. Ao analisar um pequeno grupo de pessoas, como, por exemplo, os moradores de uma casa, é perceptível, que, se não todas, praticamente todos, utilizam computadores e smartphones para postagens em redes sociais ou acessos variados na internet.


Marketing digital


Com isso, a utilização do meio chega, também, nas buscas antes de adquirir algum produto. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), nas 27 capitais brasileiras, constatou que 97% dos consumidores digitais buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas. Dessa forma, conseguem detalhes não apenas sobre a compra, como também sobre a empresa em que realizarão a mesma.


Considerando o grande uso das redes sociais, pode-se imaginar que essa pesquisa de informações é realizada através delas ou que os resultados de busca direcionam a elas. Esses novos hábitos, fazem com que o setor publicitário também volte-se para essas mídias. Além da divulgação, com o uso, os resultados podem ser mensurados, através de números de alcance e retorno do público, trazendo, aqui, uma vantagem do avanço tecnológico, que não era possível de forma ágil e abrangente no modo off-line.


Assim sendo, é visível que a presença no meio digital está cada vez mais indispensável. Uma boa aparência, estética e de conteúdo, nas redes sociais, além de trazer visibilidade para a empresa, faz com que ela ganhe ares mais profissionais. Cases planejados estrategicamente envolvem o cliente, causando seu interesse pelos acontecimentos e histórico do negócio.


Assim, abre-se, ainda, um canal de comunicação com o cliente para apresentação de produtos, ofertas, esclarecimento de dúvidas e sugestões de melhorias. Esse posicionamento, se realizado de forma correta, irá resultar, na prática, em uma marca conhecida, de boa reputação e com aumento nas vendas.


A simples utilização das redes, sem estratégias, pode causar efeito reverso aos pontos positivos mencionados aqui. Por isso, chega-se na importância de destinar a um profissional de comunicação, com qualificação, a missão de tornar uma empresa visível no mundo digital.


O investimento em comunicação é, também, uma das chaves para o sucesso. Ele pode ser visto como um plano de voo, pois a partir dele a empresa terá um planejamento, com técnicas de desenvolvimento, do caminho que deve trilhar para ser bem vista diante do público, seu pilar principal.



Com informações do G1, Imirante e Olhar Digital.


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