Por Rachel Duarte
Então chegou (ou quase) a hora de experimentar até onde pode ir uma campanha criativa bem feita no formato de vídeo 9:16. O Instagram deve liberar o novo recurso de Reels Ads para todos os usuários nas próximas três semanas. Alguns usuários já estão vendo a nova função disponível via Ads Manager (o mesmo ambiente de gerenciamento de anúncios por dentro do Facebook), mas, de acordo com os representantes do Insta no Brasil - no último Webinar “Instagram para Marcas”, em mais alguns dias todos já poderão experimentar os impulsionamentos dos vídeos de 30 segundos do Reels.
O que isso traz de mudança prática em nossas vidas? Como tudo na vida das redes sociais, é mais uma ferramenta que não pedimos e que os proprietários das plataformas resolveram oferecer. No mercado digital, previsível euforia de largada com a novidade, nos primeiros testes com agências e marcas, e um sem fim de Reels sobre ‘Como anunciar Reels’ feito por colegas e influenciadores. O quão impactante de fato será a novidade, só saberemos assim que começarmos a utilizar. É esperada a lógica de sempre da estratégia de anúncios em redes sociais: quanto mais investimento, maior entrega em curto prazo. Quanto melhor o conteúdo, maior o potencial da campanha paga (sim, conteúdo é tudo mesmo quando você está pagando para verem seu post).
Para os usuários em geral, as rotinas de vários minutos arrastando para cima para assistir vídeos curtos também terá vídeos curtos de algum perfil que você não segue, mas que pode levar você a seguir e descobrir que faz sentido para você e, quem sabe, terminar em uma feliz experiência de consumo fora das redes. Importante lembrar que, será possível controlar a experiência com todos os anúncios publicados via Reels. Quem não gostar de um determinado anúncio, ou considerá-lo abusivo, poderá ignorar ou tocar no menu da publicação para ocultar ou denunciar o conteúdo.
O anúncio de que seria lançado o Reels Ads foi feita ainda no dia 17 de junho e, até então, os países com o novo recurso em fase de teste são: Brasil, Alemanha, Austrália e Índia. No Brasil, as marcas que testaram a novidade foram Dengo Chocolates, Itaú, Magazine Luiza (óbvio ❤️) e Sallve. Segundo elas, a percepção foi de que a ferramenta trouxe mais visibilidade, interação e engajamento nas redes.
Como vai funcionar:
*Apenas para vídeos de 30 segundos
*Formato de vídeo 9:16 (aquele que já é o feito no Reels, se fizer fora da plataforma, lembre-se de editar nesse formato)
*Apenas em formato de leilão (quando a plataforma a escolhe por inteligência artificial o melhor público e locais para exibir os anúncios)
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